Libro sobre teoría documental

livros_labcom1Aida Vallejo (2011)” Deshilando el guión de Balseros. La construcción narrativa en elcine documental”

en PENAFRIA, Manuela (ed.) Tradição e reflexões: contributos para a teoria e estetica do documentario Tradicion y reflexiones: contribuciones a la teoria y la estetica del documental (Labcom Books: Covilhã), pp.319-335. ISBN: 978-989-654-062-3

Libro disponible online (gratuito) en: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/81

SINOPSE

Enquanto contributo para o estudo do documentário, os textos fundamentais e fundadores de reflexão teórica e estética,  “First principles of documentary” e “Flaherty’s poetic Moana”, ambos da autoria de John Grierson, foram traduzidos para português e para castelhano. O pensamento de John Grierson é revisitado, sendo mais criticado que aplaudido, por Brian Winston. Deste autor seleccionámos os textos: “Documentary: I think we are in trouble”, “The tradition of the victim in griersonian documentary” e “Towards a post-griersonian documentary”, também traduzidos para português e para castelhano. Complementam este livro artigos sobre o filme etnográfico, a operacionalização do conceito de encenação no documentário, caracterização e problemáticas de um sub-género promissor do documentário, o making of , manifestações do cinema directo em versão portuguesa, a revolução portuguesa de Abril, os documentários portugueses realizados para empresas industriais, o movimento operário brasileiro dos anos 70 colocado em documentário, a vanguarda presente nos filmes NO-DO (Noticiero documental) da era franquista espanhola, integração do cinema de animação pelo documentário, ou vice-versa, a narrativa documental e a presença do documentário na Teoria Realista.

Índice

I Tradição/Tradición 3

John Grierson: Princípios iniciais do documentário 5
John Grierson: A poética de Moana, de Flaherty 19
John Grierson: Principios básicos del documental 22
John Grierson: La Poética de Moana, de Flaherty 36

II Problematização e propostas/Problematización y propuestas 39
Brian Winston: Documentário: penso que estamos em apuros 41
Brian Winston: A tradição da vítima no documentário griersoniano 58
Brian Winston: Para um documentário pós-griersoniano 82
Brian Winston: Documental: me parece que tenemos problemas 96
Brian Winston: El protagonismo de las víctimas en la tradición documental griersoniana 113
Brian Winston: Hacia un documental post-griersoniano 138

III Propostas e interrogações/Propuestas y interrogaciones 153
Marcius Freire: Prolegômenos para um entendimento da descrição etnocinematográfica 155
Fernão Pessoa Ramos: A encenação documentária 168
Luís Nogueira: Uma hermenêutica humilde: algumas teses sobre o making-of 177
Leonor Areal: O cinema-directo no período revolucionário português 204
José Filipe Costa: Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela 221
Paulo Miguel Martins: Os documentários industriais e o impacto na cinematografia e naactividade empresarial 247
Marcos Corrêa: Operários da Volkswagem e Acidentes de Trabalho: dois filmes,dois universos, duas abordagens do quotidiano dos operários metalúrgicos 261
Álvaro Matud Juristo: El primer documental vanguardista de NO-DO 273
Índia Mara Martins: Documentário animado: tecnologia e experimentação 296
Aida Vallejo: Deshilando el guión de Balseros. La construcción narrativa en elcine documental 319
Manuela Penafria: Teoria realista e documentário 337

CITAS:

ARAÚJO, Juliano José de. (Re)pensando a tradição e as transformações do cinema documentário.
Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 298-301, dez. 2011.

TULIO BAGGIO, Eduardo (2012) “Análise dos modos de representação em documentários de mesma temática” (Socine. Sociedade Brasileira de estudos de cinema audiovisual). In: XVI Encontro SOCINE – Cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial, 8-11 octubro de 2012, São Paulo. Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Homepage: http://socine.org.br/encontro2012/caderno_resumos.pdf; Série: 1.En: http://www.socine.org.br/adm/ver_sem2.asp?cod=465

CHRISTOFOLETTI BARRENHA, Natalia (2013) “Tradição e Reflexões. Contributos para a teoria e estética do documentário. Tradición y Reflexiones. Contribuciones a la teoría y la estética del documental” en Cine Documental, nº8, pp.152-162. Consultable online: http://revista.cinedocumental.com.ar/numeros/index.php/articulos-8/11-numero8/38:tradicao-e-reflexoes-contributos-para-a-teoria-e-estetica-do-documentario-tradicion-y-reflexiones-contribuciones-a-la-teoria-y-la-estetica-del-documental&amp

Anuncios

Los comentarios están cerrados.

A %d blogueros les gusta esto: